Crescendo Rumo as Intenções de Deus para a Sociedade !



segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aplausos!!!

“Toda criança deve ter o direito de ser alegre e feliz, de viver uma realidade que estimule os sonhos e de usar a matéria-prima dos sonhos para fecundar a realidade”.(Abreu Dallari)
                              

            Neste último fim de semana iniciamos a oficina permanente de atividades circenses para as crianças da comunidade. Aulas de tecido acrobático e malabares são ministradas objetivando a exploração da linguagem artística corporal, que proporciona desenvolvimento físico motor (coordenação, resistência, força e equilíbrio), desenvolvimento cognitivo (concentração, disciplina e raciocínio espacial) e desenvolvimento emocional (sociabilidade, sensibilidade, superação de limites, etc).
            Porém, não queremos formar circenses, e sim SONHADORES. Sonhadores que não sonhem dormindo, mas que trabalhem por seu sonho. As atividades circenses estimulam e expressam beleza estética, poesia em movimento, encanto e alegria. Mas tudo regado a muito suor, disciplina, determinação, coragem e afinco.
            Nossas crianças já são sonhadoras por natureza. Nosso trabalho é fazer com que esses sonhadores não desistam de sonhar, mesmo quando a vida se apresentar em toda sua dureza e dificuldade.
            Uma acrobacia aérea não se aprende instantaneamente, mas quando bem executada provoca emoção e APLAUSOS. O jogo de cinco claves de malabares é tarefa que requer tempo, paciência e muito treino, mas quando apreciada é motivo de sorrisos, admiração e APLAUSOS.
            A vida de nossas crianças não será diferente: o sucesso pessoal não acontecerá em um piscar de olhos; as dificuldades sociais só serão amenizadas com paciência, entusiasmo e trabalho; o caráter só será formado em longo prazo. Mas, se ao final de tudo, a postura for a mesma de um competente acrobata e um habilidoso malabarista, a vida destas crianças provocará satisfação, contentamento e...

... APLAUSOS !!!
                                                                                Josuel Bezerra da Siva.
                                                                                   Pedagogo e Coor de Artes

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Semana da ETED na Base Morato-SP

Mais uma semana de desafios aqui em JOCUM Morato. No domingo, dia 05/9. Recebemos a equipe da ETED - JOCUM Sampa. Foi um tempo muito especial, além do privilégio de conhecerem a Comunidade de Jd. Estância Belém, aulas de Princípios de Desenvolvimento Comunitário, desenvolveram o Projeto Semente: Lixeira Comunitária e Conscientização ambiental para a reutilização do óleo de cozinha.



Que são pequenas ações que geram uma grande transformação. O texto abaixo define, como foi a nossa semana aqui na Base.
                                        

                                              O VESTIDO AZUL

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita.
Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram muito velhas e maltratadas.
O professor ficou penalizado com a situação da menina.
“Como é que uma menina tão bonita, pode vir para a escola tão mal arrumada?”.
Separou algum dinheiro do seu salário e, embora com dificuldade, resolveu lhe comprar um vestido novo.
Ela ficou linda no vestido azul!
Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar suas unhas...
Quando acabou a semana, o pai falou: “Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas, eu vou dar uma pintura nas paredes, concertar a cerca e plantar um jardim.”
Logo mais, a casa se destacava na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes.
Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar as suas casas, plantar flores, usar pintura e criatividade.
Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado.
Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito expor suas idéias e saiu de lá com autorização para formar a comissão para estudar os melhoramentos necessários ao bairro.
A rua, de barro e lama, foi substituída por asfalto e calçadas de pedra.
Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania.
E tudo começou com um vestido azul...
Não era intenção daquele professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia, deu a sua parte. Fez o primeiro movimento que acabou fazendo com que outras pessoas se motivassem a lutar por melhorias.
Será que cada um de nós está fazendo a sua parte no lugar em que vive?
Por acaso somos daqueles que somente apontamos os buracos da rua, as crianças à solta sem escola e tolerância do trânsito?
Lembremos que é difícil mudar o estado total das coisas. Que é difícil limpar toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada.
É difícil reconstruir um planeta, mas é possível dar um vestido azul.








domingo, 5 de setembro de 2010

Sobre o Centro de Desenvolvimento Comunitário

Galera, nós de JOCUM Morato, criamos esse blog para comunicar um pouco mais sobre o Centro de Desenvolvimento Comunitário de JOCUM Sampa na cidade de Francisco Morato/ SP

 
Desde o inicio desse trabalho temos seguido como base em uma palavra que Deus nos deu:
Bará que em hebraico significa Criação, não qualquer criação, essa palavra só se vê em duas passagens na bíblia: em Gêneses 1.1 quando do nada, Deus criou o mundo e em Salmos 51.10 Davi em sua oração para que pudesse criar nele um coração puro ele usou a palavra Bará dizendo que nele não havia nada, mais que Deus poderia Criar um coração puro pela sua graça e grandeza. Essa palavra significa CRIAR DO NADA!!
Temos isso forte em nosso coração que , embora com nossos olhos não conseguimos enxergar alguma coisa , Deus pode criar do nada.
Trabalhamos a cinco anos nesse local, onde temos visto Deus sempre criando do nada!
Temos alguns Projetos Sociais na Comunidade em pequeno, médio e longo prazo.
Entendemos que o obreiro de Desenvolvimento Comunitário deve ser vanguarda, inovador, deve semear sonhos, transmitir visão, indicar o caminho a seguir, potencializar a comunidade e valorizar o ser humano levando tudo aos pés de Deus.
Desenvolvimento Comunitário é o discipulado da Comunidade, levando-os a um crescimento rumo às intenções de Deus. A tarefa do obreiro de Desenvolvimento é apregoar o reino de Deus.
Temos Projetos que trabalham nas esferas de Educação, Esporte, Arte e Pistica com alvo de inclusão social com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Os projetos são: Bará, Show de Bola, Creche, Inclusão Digital e Biblioteca.
Agradecemos sempre a Deus por nos permitir participar do que Ele já tem feito essa Cidade e pela oportunidade de co-criar com Ele no presente e futuro dessa Comunidade Jardim Estância Belém.

Deyze de Castro
Coordenadora de Projetos em JOCUM Morato