“Toda criança deve ter o direito de ser alegre e feliz, de viver uma realidade que estimule os sonhos e de usar a matéria-prima dos sonhos para fecundar a realidade”.(Abreu Dallari)
Neste último fim de semana iniciamos a oficina permanente de atividades circenses para as crianças da comunidade. Aulas de tecido acrobático e malabares são ministradas objetivando a exploração da linguagem artística corporal, que proporciona desenvolvimento físico motor (coordenação, resistência, força e equilíbrio), desenvolvimento cognitivo (concentração, disciplina e raciocínio espacial) e desenvolvimento emocional (sociabilidade, sensibilidade, superação de limites, etc).
Porém, não queremos formar circenses, e sim SONHADORES. Sonhadores que não sonhem dormindo, mas que trabalhem por seu sonho. As atividades circenses estimulam e expressam beleza estética, poesia em movimento, encanto e alegria. Mas tudo regado a muito suor, disciplina, determinação, coragem e afinco.
Nossas crianças já são sonhadoras por natureza. Nosso trabalho é fazer com que esses sonhadores não desistam de sonhar, mesmo quando a vida se apresentar em toda sua dureza e dificuldade.
Uma acrobacia aérea não se aprende instantaneamente, mas quando bem executada provoca emoção e APLAUSOS. O jogo de cinco claves de malabares é tarefa que requer tempo, paciência e muito treino, mas quando apreciada é motivo de sorrisos, admiração e APLAUSOS.
A vida de nossas crianças não será diferente: o sucesso pessoal não acontecerá em um piscar de olhos; as dificuldades sociais só serão amenizadas com paciência, entusiasmo e trabalho; o caráter só será formado em longo prazo. Mas, se ao final de tudo, a postura for a mesma de um competente acrobata e um habilidoso malabarista, a vida destas crianças provocará satisfação, contentamento e...
... APLAUSOS !!!
Josuel Bezerra da Siva.
Pedagogo e Coor de Artes
Um comentário:
Mano, sua vida com Cristo nos confronta a refletirmos o que é ser um servo, não no sentido de uma falsa "hulmidade", mas sim de passar desapercebido entre as pessoas, mas de grande valor diante do pai.
Gloria a Deus pelo seu chamado.
Você é, e sempre será uma benção em nossas vidas.
Do seu irmão, Fabinho.t
Postar um comentário